quinta-feira, dezembro 03, 2020

Prece para Iansã




Iansã, minha Mãe e protetora, dona  das tempestades que limpam nossos caminhos e dos raios que iluminam os passos que damos.

Eparrey! Salve! Sua bênção! Okolofê! Mucuiú! Motumbá pelo dia de hoje, Seu dia, e por todos os dias que nos tem sob sua proteção materna, poderosa, de Mãe guerreira que protege seus filhos de todos os males físicos, mentais e espirituais.

Obrigado, minha Mãe!  Certamente sem seu amor não estaria aqui agora.

Agradeço por essa proteção! 

Agradeço por proteger as pessoas que amo, por atender sempre aos pedidos que faço, e pela proteção que dá aos meus familiares e amigos. 

Nunca me senti só!

Sei que em meus momentos mais críticos cavalguei em seu colo os Ventos que enviastes em meu auxílio, para meu abrigo, para minha proteção.

Eparrey Iansã, eparrey,  Oya!

Asè, minha Mãe!⚡🔥🦋🗡

Um de seus filhos, David de Oxóssi (PRAD)


sexta-feira, outubro 30, 2020

Gosto de ser feliz

Gosto de ser feliz.  Apenas isso. Viver me faz feliz.  Existem dores em mim e no mundo, sim.  Mas as dores não devem nos entristecer.  Devem servir como combustível para que façamos tudo  isso que está escrito no bilhetinho desse caderno. Viver é mudar quando se pode mudar algo para que outra pessoa ou outras pessoas sejam mais felizes, incluindo nós  mesmos, mas também é não ficar frustrado quando não for possível.  Viver já é, por si só, uma dádiva e o mais fundamental estado para  ser feliz ou encontrar a felicidade, que não é eterna mas produzem momentos inesquecíveis.  Desde a infância temos incontáveis momentos assim!  Bom dia, boa tarde, boa noite!  Viva!

quinta-feira, outubro 29, 2020

Ter Fé

Ter fé é ter Certeza da intervenção divina no extremamente improvável, ou no impossível, do contrário não  há virtude  alguma.  O resultado disso é o que chamamos de Milagre.  E o milagre nada mais é que o resultado de nossa conexão provida dessa fé, com Deus e à Vida.

domingo, outubro 25, 2020

Certeza e Fé


Certeza e Fé


A Fé tem raízes no Amor. 

Quem conhece o Amor mais profundo sabe do que falo.  E,  quando a profundidade das raízes alcança seu ponto mais distante, atinge a Certeza que é a Fé em plenitude: assim surgem os chamados Santos. Mas existem os santos anônimos, espalhados em todas as classes ou categorias sociais, culturais, raciais, de gênero e religiosas, que sofrem entre sua dor e sua Fé.  Esses são aqueles que testemunham milagres, e alcançam a plenitude de que falo: a  Certeza de que acima de nós, existem muitos mundos.  E um Deus.  


E que  ele abençoe seu dia hoje.

domingo, agosto 16, 2020

Iemanja, odoiá!

Iemanjá, Odoiá!

 


O mar de amar,

de puro Amor,

de minha mãe,

de meu louvor,

de Iemanjá.

 

Odoiá!



15 de Agosto também é Dia de Iemanjá!

sábado, agosto 15, 2020

Prece para Obaluaê/Omulu

Prece para Obaluaê/Omulu

 


Pai, me curvo ao Seu amor, à Sua proteção. Ao longo de minha jornada, Pai, quantas vezes, não fosse esse amor imenso e profundo que me dedica, eu não estaria aqui.

 

E nessas vezes pude ver a beleza de seu rosto, a luz de seu olhar, a força de Seu amor por mim, ao me sentir abrigado sob o manto de palha da Costa que cobre Seu rosto amado.

 

Quantas vezes arrancou-me das mãos de Ikú, contrariando Olodumare, por achar que minha missão ainda não estava cumprida...


Foram muitas, e, sei, sempre por amor.

 

E hoje, em seu dia e dia em que Àiyé estremeceu com meu vagido, há setenta anos, quero mais uma vez agradecer toda proteção e todo o Amor que nunca me deixou faltar ao longo dessa minha também já longa caminhada nessa dimensão.

  

Inimigos, não tenho, graças à Sua divina proteção.

 

Energias negativas, físicas, mentais ou espirituais, nas poucas vezes me tocavam, num átimo de segundo você intervinha, me arrebatava, e me ocultava entre Suas sagradas palhas, para depois me devolver a Àiyé: mais forte, prudente e preparado.

 

Seu amor, Pai, me ensinou a amar, entender a dor e a alegria, a caminhar na luz sem temer as trevas, a dar ao outro apenas o que eu gostaria de receber.

 

Pai, nesse seu Dia, só posso dizer: obrigado!

 

Obrigado por ter me guiado até aqui, pois sem seu Amor e sua Sabedoria, há muito já estaria em Orum.

 

Obrigado por tanto Amor!

 

Atotô, Obaluaê! Atotô, meu Pai!

 

 

 

 

David de Oxóssi (P.R.A.D)

 

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2020.

sábado, junho 13, 2020

13 de Junho é Dia de Ogum

Hoje é Dia de Ogum.

Ogum é comemorado, na Bahia, no dia 13 de junho, no mesmo dia de Santo Antônio. A razão  estava na necessidade de enganar a Casa Grande fazendo os enredos, as louvações a Ogum como se estivessem louvando o santo católico.  Sob o local em que ficava a imagem de Santo Antonio ficava o assentamento consagrado ao orixá guerreiro, que transformou o ferro criando as armas para a guerra, mas também as ferramentas de lavrar a a terra e as correntes que escravizavam.  Por isso durante muito tempo não louvaram Ogum na Bahia.  Por tal razão no dia de São Jorge, na Bahia se cultua Oxóssi, outro orixá guerreiro.  Ogum só  foi "perdoado" e voltou a ser cultuado aqui no Brasil,  quando nas senzalas souberam que na costa africana um navio negreiro que de lá partia cheio de negros escravizados para serem vendidos como escravos, pegou fogo e muitos negros conseguiram a liberdade.  Quando a notícia chegou do lado de cá, os negros que aqui estavam passaram a, novamente, como faziam em África, a cultuar  o orixá guerreiro, porque muitos irmãos conseguiram sua liberdade por causa daquele incendio, esquecendo suas mágoas por ter Ogum transformado o ferro que era usado nas ferramentas com que trabalhavam e odiavam, assim como odiavam as correntes que muitas vezes os prendiam.  Por isso temos aqui no Rio de Janeiro, na Umbanda,  Ogum cultuado no Dia de São Jorge e na Bahia no dia de Santo Antônio.  Escrevi essas breves linhas para os que não são do Povo do Santo mas percebem essas diferenças de datas geradas pela necessidade do sincretismo como auto defesa da religiosidade yoruba-nagô. Portanto, Ogum é aquele que abre os caminhos para tudo.  O guerreiro destemido e o amigo mais leal.  Ter Ogum como Pai de ori, é uma dádiva e uma honra. 

Ogum, meu Pai, estou em seu colo como um recém nascido que se coloca sob a proteção do seu divino e infinito amor.  E, junto a mim, coloco todos os que amo, meus parentes e amigos, e toda a humanidade.  Ogunhê, meu Pai!  Salve, Ogum Xoroquê!

segunda-feira, março 30, 2020

O medo de Bolsonaro

O medo de Bolsonaro

Esse é o medo de Bolsonaro, que o empresariado se volte contra ele como está acontecendo. O empresariado está pressionando pois a economia para eles é primordial. Em 64 houve um golpe civil-militar. Pode agora Bolsonaro ou sofrer um impeachment, pois o congresso está nas mãos do empresariado, ou ele mesmo tentar um golpe junto com os militares que lhe dão atualmente apoio, e softer um contra-golpe de ala militar que  nao o apoie. Um golpe do próprio mandatário, para atender a este mesmo empresariado. A Casa de Armas, leia forças armadas, raramente se toma, mas se compra. No Brasil, historicamente foi assim. Quem sempre comprou os golpes foi o empresariado, desde a proclamação da República. Está claro na História. Por isso Bolsonaro quer que acabe a quarentena. Para não sofrer ou para não ter que, em defesa própria, dar um golpe, com a possibilidade de sofrer um contra-golpe  e sair preso. Afinal, se ele sai da presidência, assim como  alguns de seus filhos, tem forte possibilidade de, através do devido processo legal, passarem um bom tempo na prisão. Os próximos dias serão decisivos.  Agora, todo cuidado é pouco.  A democracia neste momento está em risco.

Paulo da Vida Athos

It was not an act of war in Lebanon

It was not an act of war in Lebanon. It was not an act of war, it was a terrorist act, a terrorist action that Israel carried out against Le...