Os negros sempre foram monoteístas.
Os
negros seempre foram monoteístas, como pooderão observar em simples
consulta na internete. No caso, já na primeira página do Google, um
link levou-me para a Wikpédia. Não encontrei nada mais sintetizado para
o tema. Em tempo, forças da natureza, os Orixás são vindos de Deus, mas
não são Deus. Leiam o excerto abaixo:
"Na tradicional religião yorùbá e nas afrodescentes, o Ser Supremo é Olódùmarè[1] que vive numa dimensão "paralela" a nossa, conhecida por òrun. Por isso também aclamado de Olórun, Senhor do Òrun, é o Criador do Òrun e do Àiyé, o universo conhecido e ou ainda desconhecido por nós. É o Ser Superior e Criador dos Òrìsà e do Homem.[2]
Embora reconhecido e louvado como o Ser Supremo, para Ele não existe culto
direto e nem templo individual. De acordo com os mitos da criação
yorùbá, ele delega poderes aos Òrìsà, principalmente a Òrínsànlá, (o
grande òrìsà funfun) o primeiro a ser criado, também chamado de
Òrìsà-nlá e principalmente de Obàtálá, em terras yorùbá.
Kosi oba kan afi Olórun (Não há um rei maior que Olórun)."
Já para o povo do Santo que é de raiz da nação Angola, temos uma outra denominação para a palavra Deus:
"Nzambi (Zambi) ou Nzambi Mpungu (Zambiapongo) - O deus supremo e criador nos candomblés de Nação Angola, equivalente à Olorun do Candomblé Ketu.
Acima de tudo está Nzambi Mpungu[1] (um dos seus títulos) Deus criador de todas as coisas. Alguns povos bantu chamam Deus de Sukula outros de Kalunga[2] e outros nomes ainda associam-se a estes.
O Culto a Nzambi não tem forma nem altar próprio. Só em
situações extremas eles rezam e invocam Nzambi, geralmente fora das
aldeias, em beira de rios, embaixo de árvores, ao redor de fogueiras.
Não tem representação física, pois os Bantu o concebe como o incriado, o que representa-lo seria um sacrilégio, uma vez que Ele não tem forma.
No final de todo ritual Nzambi é louvado, pois Nzambi é o princípio e o fim de tudo."
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